sábado, 18 de maio de 2013

Materia Escura: Presentes o tempo todo, você que não viu


ㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤDe acordo com Cesar Grossmann (formado em Eng. Elétrica) em seu artigo do site HypeScience, a matéria escura foi proposta Fritz Swicky; astrônomo suíço conhecido sobre seus conhecimentos sobre Matéria Escura, Supernovas e Estrelas de Nêutron; para explicar diferença entre massa gravitacional e massa luminosa de varias galáxias juntas num trabalho sobre curvas de rotação de galáxias. Fritz observou que a distribuição das velocidades das galáxias em vários conglomerados era grande demais, ou seja, incompatível com a quantidade de matéria nelas observadas, ou seja, deveria existir ali cerca de 10 vezes mais matéria do que era observado. ㅤ

ㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤEle afirma que existe mais matéria nas galaxias que não emitem fonte de luminosidade. Não se sabe do que seria feito a matéria escura precisamente, porem Cesar afirma que muitos físicos e astrônomos acreditam que seria uma nova partícula que ainda não foi encontrada nos aceleradores ou ate mesmo em raios cósmicos. Porem, ele ainda afirma que, para ser uma partícula de matéria escura, ela tem que possuir massa, maior que que um nêutron e ter pouco interação com a matéria normal, o que explicaria a falta de reação luminosa. O engenheiro afirma que sua influência no universo, ela seria a responsável por todas as estruturas que vemos no universo, como as galaxias por exemplo, não deixando que eles se desfaçam, segundo o artigo de Patrizia Caraveo e Marco Roncadelli, a matéria escura influencia na matéria de maneira gravitacional, complementando o pensamento anterior. Fritz não foi levado a serio com sua proposta na década de 30, devido o atrito que gerou com seus colegas. Alguns anos depois, Vera Rubin, fez a mesma descoberta, não sendo levado a serio, por ser mulher. No entanto, sua persistência conseguiu atenção em 78, com um estudo intenso de 11 galaxias. Inclusive a nossa. Em seu artigo, Patrizia e Marco dizem que tem de haver energia escura no exterior das galaxias, incluindo a nossa. Ainda afirmam que apenas uma pequena fração do universo seria composto dos elementos conhecidos nossos diariamente, enquanto o resto seria tudo matéria escura, partículas que não interagem com a luz. Apesar de ninguém ver ou a sentir, os dois dizem que sem esta misteriosa forma de matéria, as galaxias se fragmentariam. John Dubinski, astrofísico da universidade de Toronto, representou a materia negra como uma serie de filamentos soltas pelo o universo.

ㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤA matéria escura seria um partícula grande, sem carga, e somente com uma grande força gravitacional. No entanto existe muito mais coisas escuras do que a matéria. Existe energia escura. Cesar afirma que a energia escura seria uma das ferramentas de entendimento para entender a expansão do universo. Atualmente não existe nenhuma teoria para explicar essa aceleração, então, foi especulada uma nova forma de energia, que não interage com a materia. Vindo dai o apelido.

ㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤEla compõe 70% do universo. Porem, existe diferenças entre a Materia Escura e a Energia Escura. A primeira atrai, e a segunda repele. A matéria escura é usada para explicar uma atração gravitacional maior que o esperado, enquanto a energia escura é usada para explicar uma atração gravitacional negativa. Além disso, os efeitos da matéria escura se manifestam em uma escala de 10 megaparsecs (1 Mpc = 3,2 milhões de anos luz, aprox..) ou menor, enquanto que a energia escura parece que só se torna relevante em escala de 1.000 megaparsecs ou mais.

REFERÊNCIAS&BIBLIOGRAFIAS:
http://www.guia.heu.nom.br/materia_escura.htm
http://hypescience.com/o-que-e-materia-escura-e-energia-escura/
http://www.ced.ufsc.br/men5185/trabalhos/50_Misterios_Escuros/misteriosescurosarquivos/Page477.htm




Luan Lima, Ovelhas Negras

Nenhum comentário:

Postar um comentário