sábado, 18 de maio de 2013

Globo de Plasma



O professor Luiz Ferraz Netto, do site www.feiradeciencias.com.br, explicou em uma postagem detalhada no site, como funciona e como é construído um globo de plasma.

Segundo Luiz Ferraz Netto, a base do globo de plasma é constituída por um circuito eletrônico que gera um sinal de alta tensão, usando um flyback (transformador com núcleo de ferrite usado nos tubos de televisão), que produz entre 8.000 e 15.000 V numa frequência ao redor dos 20 kHz.

Internamente, o globo é preenchido com uma mistura de gases como argônio e neon à baixa pressão (por volta de 0,0001 atmosfera), afirma o professor, o que aumenta o livre caminho médio entre portadores de carga elétrica, antes de colidir com outros portadores ou átomos. Dessa maneira, os efeitos das descargas no gás rarefeito são melhores apreciados do que se fossem utilizados intensos campos elétricos em gases sob pressão atmosférica.

Luiz Ferraz Netto explica o faiscamento entre o eletrodo central (sob alto potencial elétrico) e o globo de vidro, através da ionização do gás rarefeito sob o efeito do campo elétrico que cerca o eletrodo central. O faiscamento não possui uma direção privilegiada, uma vez que o pequeno globo de vidro central é equidistante de qualquer porção do globo de vidro. Quando um corpo (mão do experimentador, por exemplo) se aproxima, o campo elétrico fica mais intenso entre o eletrodo central e o "solo", que foi beneficiado pela presença da mão do experimentador. Nesse caso, as descargas ocorrerão preferencialmente nessa região do globo, formando filetes elétricos mais intensos do que os fluxos anteriormente observados.

Curiosidades

Em uma postagem para o site http://www.ehow.com.br/, uma internauta chamada Janete, informou aos leitores as seguintes observações:

Eletrocutando seus amigos - Janete afirma que se o experimentador tocar na esfera com uma mão e depois toca em um amigo com a outra, o amigo receberá um pequeno choque. Isso acontece pois o corpo do experimentados se torna um condutor de eletricidade.

Cuidados com o globo de plasma - Janete também afirma aos leitores que o globo de plasma é um aparelho de alta voltagem elétrica e as frequências que ele emite podem interferir em celulares, wi-fi e telefones sem fio. Pelo objeto emitir radiação eletromagnética, pode interferir também em marcapassos. A internauta alerta ao cuidado que deve ser tomado se o globo estiver sendo utilizado para efeitos que envolvam fogo, e que nada inflamável deve entrar em contado com o globo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário