"Análise dinâmico do pendúlo."
Prof. Rubens Amaral
O tema a seguir foi organizado pelo Prof. Rubens Amaral, professor capacitado, e ministrado na plataforma de física para mediar alunos de 8º e 9º anos. Rubens participa de uma iniciativa virtual que busca ajudar diversos alunos e professores a obter conhecimento através de experiências compartilhadas por eles mesmo no site http://www.seimaisfisica.com.br/ (Também conhecido com "Almanaque da Rede); ali encontramos, como já dito, espaço para alunos de 8º e 9º anos, alunos do primeiro semestre universitário, entre diversas atividades na área de entreternimento. O objetivo da página na qual o professor participa é, em sua interface usuário, conectar alunos e professores com
atividades que estimulam o desenvolvimento criativo e organizam o
pensamento. Tudo isso de maneira divertida e desafiadora. O Almanaque da Rede,
na sua interface administrativa, é um Sistema de Gestão de Aprendizagem
digital. Seus relatórios possibilitam aos alunos inscritos (e aos seus
professores, se desejarem) acompanharem o próprio desempenho e a
descobrirem, a tempo, no que precisam estudar mais. E significativamente também a metodologia da plataforma Almanaque é baseada na tese de doutorado
sobre jogos de fortalecimento da autoria, defendida, na PUC-Rio, pela
escritora Sonia Rodrigues. A metodologia foi ampliada em pesquisa sobre
processos e produtos digitais para o ensino e a aprendizagem de Física,
em estágio de Pós doutorado no Instituto de Física da Universidade
Federal Fluminense.
Inicialmente Rubens explica o que são pendúlos onde conclui-se que é um sistema composto por uma massa acoplada a um pivô que
permite sua movimentação livremente. A massa fica sujeita à força
restauradora causada pela gravidade.
Acrescenta também que existem diversos pêndulos estudados por físicos, já
que é considerado pelos mesmos como um objeto de fácil previsão de movimentos e
que possibilitou a ocorrência de inúmeros avanços tecnológicos, alguns deles são os
pêndulos físicos, de torção, cônicos, de Foucalt, duplos, espirais, de
Karter e invertidos. Mas o modelo mais simples, e que tem maior
utilização é o 'Pêndulo Simples'. Este pêndulo consiste em uma massa presa a um
fio flexível e inextensível por uma de suas extremidades e livre por
outra, representado da seguinte forma:
Quando afastamos a massa da posição de repouso e a
soltamos, o pêndulo realiza oscilações. Ao desconsiderarmos a
resistência do ar, as únicas forças que atuam sobre o pêndulo são a
tensão com o fio e o peso da massa m. Desta forma:
A componente da força Peso que é dado por P.cosθ se
anulará com a força de Tensão do fio, sendo assim, a única causa do
movimento oscilatório é a P.senθ. Então:
No entanto, o ângulo θ, expresso em radianos
que por definição é dado pelo quociente do arco descrito pelo ângulo,
que no movimento oscilatório de um pêndulo é x e o raio de aplicação do mesmo, no caso, dado por ℓ, assim:
Onde ao substituirmos em F:
Assim é possível concluir que o movimento de um
pêndulo simples não descreve um MHS, já que a força não é proporcional à
elongação e sim ao seno dela. No entanto, para ângulos pequenos, , o valor do seno do ângulo é aproximadamente igual a este ângulo.
Então, ao considerarmos os caso de pequenos ângulos de oscilação:
Como P=mg, e m, g e ℓ são constantes neste sistema, podemos considerar que:
Então, reescrevemos a força restauradora do sistema como:
Sendo assim, a análise de um pêndulo simples nos mostra que, para pequenas oscilações, um pêndulo simples descreve um MHS.
Como para qualquer MHS, o período é dado por:
e como
Então o período de um pêndulo simples pode ser expresso por:
Referências:
http://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%AAndulo
http://www.youtube.com/watch?v=5mmARz6qMco
http://www.coladaweb.com/fisica/mecanica/pendulo-simples
http://viverembrasilia.com.br/experiencias-com-pendulos-experimentoteca-de-fisica-unb/
Bibliografia:
http://www.grupovirtuous.com.br/
http://www.seimaisfisica.com.br/
http://www.youtube.com/user/seimaisfisica?feature=watch
Daniel Silva, Assovio A Jato.
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