Ácidos carboxílicos são compostos que apresentam o grupo funcional Carboxila (- COOH) ligado à cadeia carbônica. E pode possuir uma ou várias Carboxilas.
ou -COOH ou -CO2H
R = radical representando cadeia de hidrocarbonetos.
A presença de apenas uma carboxila classifica o composto como monocarboxílico, se houver a presença de duas – COOH, teremos um ácido dicarboxílico, e a presença de três – COOH nos leva ao tricarboxílico.
Sufixo: óico
Sufixo: óico
Obs: A numeração para os ácidos carboxílicos pode ser substituída por letras do alfabeto grego.
Os ácidos carboxílicos também se classificam de acordo com o tipo de cadeia:
Ácido alifático: possui cadeia aberta.
Ácido aromático: o radical R é substituído por um anel aromático.
Ácido aromático: o radical R é substituído por um anel aromático.
Ácidos monocarboxílicos alifáticos com até quatro carbonos são líquidos incolores e solúveis em água. Os de aspecto intermediário comportam de cinco até nove carbonos, possuem cheiro rançoso e são parcialmente solúveis em água.
Já aqueles com número de átomos de carbono superior a dez são classificados como ácidos graxos, eles são encontrados em óleos e gorduras. Constituem uma forma de sólido insolúvel em água.
Como vemos a solubilidade em água diminui à medida que o número de carbonos da cadeia aumenta, sabe por quê?
Sabemos que água é um composto polar, sendo assim ela só vai dissolver substâncias polares: “Semelhante dissolve semelhante”. Ácidos carboxílicos contam com uma parte polar (carboxila) e outra apolar (cadeia carbônica).
Polar
|
Apolar |
Quanto maior for a parte apolar da cadeia mais insolúvel será o composto, isso explica por que cadeias com mais de 10 carbonos não se dissolvem em água.
Texto retirado de: http://goo.gl/6bv7o
Nenhum comentário:
Postar um comentário