De 1789 - Revolução Francesa (política) + Revolução Industrial (economia) até 1914 - 1ª G.M.;
Nasce a sociedade capitalista:
o
Política liberal
o
Poder burguês
o Economia
industrial
(Parte de princípios Iluministas - Liberdade, Igualdade e Fraternidade.)
X
Sociedade antiga:
o
Política absolutista
o
Poder do clero/nobreza
o
Economia agrícola
Era das Revoluções (1789 – 1848):
Após a Rev. Francesa, Napoleão
Bonaparte domina e derruba vários reinos, com o objetivo de propagar o
Iluminismo através da força e da repressão. Até que a Rússia, Prússia e Áustria
se unem contra a França e derrotam Napoleão. (1799 – 1814).
Quando esse período
revolucionário finalmente termina, o Congresso de Viena surge em um período de contrarrevolução
que quer restaurar os reinos e territórios antigos através de 2 princípios:
legitimidade (família, sangue) e equilíbrio do poder. Mas as ideias iluministas
já estavam espalhadas pela Europa, então as tentativas de restauração duraram
pouco, e a Burguesia passa a lutar pelo poder político do Estado.
A burguesia usa de 3 artifícios
para alcançar esse poder, que são:
o
Unidade de classes contra o antigo regime (todas
as classes contra o Rei e a favor do Liberalismo);
o
Disseminação do Universalismo (convencer todas
as classes de ficarem do lado da burguesia, fazendo que elas acreditem que
todas as classes são iguais, mascarando assim a desigualdade para que a
burguesia possa dominar, afinal, a massa é inferior e incapaz de governar, ela
precisa ser guiada);
o
Estado (é o instrumento que a burguesia utiliza
para alcançar seus interesses: dominando através de leis, organizando a
sociedade do modo que bem deseja).
Tentativa de restauração:
Luís se alia à alta burguesia, para
tê-la do seu lado e manter o controle da situação, podendo assim voltar ao
absolutismo vagarosamente. Carlos X era conservador e beneficia os nobres com a
isenção de impostos e devolvendo terras perdidas anteriormente. A burguesia se
opõe a ele e passa a ocupar o Parlamento (maior símbolo da Rev. Francesa),
então o Rei o fecha e cria uma censura, o que causa ainda mais oposição por
parte dos burgueses, que em 27/06/1830 fazem a 1º Onda Liberal (Jornadas
Gloriosas) para derrubar o rei.
A alta burguesia só consegue
derrubar o rei pois conta com o apoio das outras burguesias (média e baixa) e
do proletariado. Então, os
altos-burgueses se aproveitam da queda do absolutismo e criam uma Monarquia
Constitucional (Monarquia do Rei Burguês Luís Felipe de Orleans), onde o voto
era censitário para que os pobres não pudessem votar. Quando a alta burguesia
consegue o controle do Estado, ela não precisa mais de revoluções.
A média burguesia percebe que foi
manipulada pela alta burguesia (assim como a baixa burguesia o proletariado),
pois a alta burguesia os convenceu de que quando rei fosse derrubado, as coisas
melhorariam para todas as classes, mas não foi o que aconteceu, já que a alta
burguesia toma o poder e o usa para benefício próprio, sem se importar com as
outras classes.
Alta burguesia:
o
Banqueiros
o
Querem juros altos (através de empréstimos).
X
Média Burguesia:
o
Industriais
o
Querem investimento nas indústrias e ferrovias.
A Média Burguesia passa então a
se opor e criticar a política da época, um dos métodos era o jornal National,
que logo foi censurado/proibido pelo Rei. Eles criaram então a Política dos
Banquetes, que eram “pic-nics” para discutir política (que também foi
proibido). Mesmo assim, em 24/02/1848 (2ª Onda Liberal) a média burguesia organizou o “Grande
Banquetão”, que abrangeu diversas regiões da França.
A obra "A Liberdade Guiando o Povo" representa com clareza a burguesia, sempre armada e revolucionária, e a massa, inferior e que precisa ser guiada. |
Mas mesmo com a implantação da
República, a desigualdade continua e apenas os interesses dos que estão no
poder é que são atendidos. Até que em 1848, o proletariado percebe que foi e
está sendo manipulado, eles adquirem uma consciência de classe no momento em
que percebem que seus interesses são distintos dos da burguesia e que deve
haver uma separação. A ideia de separação passa germinar em diversas regiões,
que se juntam para lutar pelos seus direitos. Essa propagação de ideias ficou conhecida como Primavera dos Povos.
Apesar do esforço, a burguesia
vence e se torna a classe dominante politicamente e economicamente, dando
início a:
Era do Capital (1848 – 1870)
É feito o processo efetivo de
industrialização da França, e consequentemente, o Capitalismo se desenvolve
amplamente. Uma 2ª Revolução Industrial é feita, quando:
o
O aço passa a ser produzido como uma liga metálica
flexível;
o
Descoberta do petróleo, substituindo o carvão
por possuir um potencial maior;
o
Descoberta da eletricidade.
Com essa 2ª R.I., ocorrem dois
tipos de crescimentos: o horizontal (industrializar países e setores que ainda
não são industrializados) e o vertical (agrega-se tecnologia a setores já industrializados).
Consequências:
o
Crescimento/
concentração/ monopólio do Capital.
Charge que satiriza a prática do Fordismo |
o
Crise de superprodução (dialética do capitalismo
– produz-se tanto que a quantidade de pessoas para consumir se torna
insuficiente). Foi necessário expandir os territórios capitalistas.
Doutrinas que justificam a ordem mundial capitalista:
o
Liberalismo
Adam Smith:
- Estado mínimo, não deve interferir na economia;
- Estado mínimo, não deve interferir na economia;
- Defesa da propriedade privada;
- Lei da livre concorrência, lei
natural da oferta e procura;
- Individualismo econômico;
- Trabalho visto a partir das leis do
mercado (contrato, jornada, salário.
David Ricardo:
- Especialização da produção;
- Especialização da produção;
- Custo da mercadoria = tempo p/ ser
produzida;
- Capital = reserva de trabalho já
realizado;
- Reforma agrária, importação e
exportação,
vantagem comparativa ( o país que importa mão
de obra, exporta tecnologia e vice-versa);
- Salário suficiente para a
subsistência.
o
Malthusianismo
Malthus desenvolveu uma teoria
demográfica que se apoiava em 2 postulados:
1)
Crescimento populacional em PG (teoricamente, a
população mundial duplicaria a cada 25 anos);
2)
Produção alimentícia em PA (o limite de produção
existe devido ao território que não pode se expandir mais).
Com essa teoria, Malthus percebe
que existe a fome no mundo, e cria algumas propostas para solucionar esse
problema: diminuir o crescimento populacional, proibindo as pessoas que não tem
terra para cultivar alimentos de ter filhos ou esterilizando as mulheres
pobres, já que a culpa é dos pobres se eles não têm dinheiro para alimentar
seus filhos.
A teoria de Malthus é falha em
diversos pontos:
- A tecnologia se desenvolveu e os
métodos anticoncepcionais foram criados;
- A produção de alimentos superou o
crescimento populacional;
- O real problema da fome é a
desigualdade e a má distribuição de renda.
Teorias que criticam a ordem mundial capitalista:
o
Marxismo
Marx desconfia que a origem da
desigualdade social vem da existência da propriedade privada dos meios de
produção (= tudo que gera riqueza). Se toda a riqueza fosse distribuída
igualmente, todos seriam ricos, porém a riqueza está concentrada nas mãos de poucos.
Ele cria o Materialismo Histórico
Dialético, que é uma contradição entre algo que pode ser uma coisa e o seu oposto
(a burguesia, antes revolucionária, quando alcança o poder se torna
contrarrevolucionária; o monopólio do capital cresce tanto que gera uma crise
de superprodução;).
O conflito permanente do
antagonismo é o que acaba levando à evolução: a derrota do proletariado na
Primavera dos Povos, foi na verdade a maior da vitórias, pois a massa adquire
uma consciência de classe onde seus interesses são distintos dos da burguesia,
fazendo com que eles passassem a lutar pelos seus direitos e interesses, sem
ficar nas “sombras” da burguesia. A história da humanidade é até hoje uma luta
entre classes que faz com que haja evolução da humanidade.
Dialética:
Tese + antítese = síntese
Tese: Situação
inicial Antítese: Oposição Síntese: Resultado do conflito entre
tese e antítese
(nobreza) (burguesia)
(proletariado)
As idéias dominantes de uma época sempre foram as idéias da classe dominante.Karl Marx
Continuação após as próximas aulas de História Sociológica.
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