segunda-feira, 11 de novembro de 2013

PRODUÇÃO DE NaOH

O NaOH, mais conhecido como soda cáustica, é uma substância produzida em massa pelas fábrica, por ser uma base de Arrhenius, sendo assim algo muito útil para neutralizar ácidos fortes. Esta também é utilizada para dissolver gorduras, por ser corrosiva. 
Um dos exemplos de utilização da soda cáustica é a formação do produto chamado “cloro”, usado para limpar o chão. Além também da formação de sabão em pó, detergentes etc. Estas substâncias estão nas vizinhanças do ácido sulfúrico e da amônia quanto ao montante do valor do respectivo consumo. Entretanto, há uma curiosidade na utilização do NaOH, pois ele também é necessário para a produção de tecidos de algodão, fortalecendo as fibras, fazendo com que estas absorvam melhor o tingimento que irão receber. 





Ao final do século XIX, graças aos avanços tecnológicos, tornou-se viável explorar em escala industrial o processo de produção de soda cáustica: a eletrólise de uma solução de cloreto de sódio (uma salmora, água e sal). Sob o efeito de uma corrente elétrica que passe entre dois eletrodos (o ânodo e o cátodo), ocorre a dissociação das moléculas do cloreto de sódio e da água, o que resulta em cloro de um lado (sobre o ânodo) e hidrogênio e soda cáustica líquida do outro lado (sobre o cátodo).
Ele é largamente aplicado na indústria, na purificação de derivados de petróleo e de óleos vegetais, na fabricação de produtos de uso doméstico (como desentupidores de pias e ralos e na remoção de sujeiras pesadas) e na preparação de produtos orgânicos (como papel, celofane, seda artificial, celulose, corantes e, principalmente, sabão).
Desde a Antiguidade o homem realiza a reação química para a produção de sabão a partir do uso da soda cáustica, pois ela reage com óleos e gorduras, convertendo-os em substâncias solúveis e fluídas, que são removidas pela lavagem.




Fórmula: NaOH
Massa molar: 39,997 g/mol
Densidade: 2,13 g/cm³
Ponto de fusão: 318 °C
IUPAC: Sodium hydroxide


CURIOSIDADES:
Ingestão:
Pode causar danos graves e permanentes ao sistema gastrointestinal.
Inalação:
Irritação com pequenas exposições, danoso ou mortal em altas doses.
Pele:
Perigoso. Os sintomas vão desde irritações leves até úlceras graves.
Olhos:
Perigoso. Pode causar queimaduras, danos na córnea ou conjuntiva.

Polêmica da empresa Ades:  http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2013/03/soda-caustica-diluida-so-provoca-queimadura-superficial-diz-medico.html 

http://www.mundoeducacao.com/quimica/hidroxido-sodio.htm



Nenhum comentário:

Postar um comentário