quinta-feira, 26 de setembro de 2013

O Brasil na 1° Guerra Mundial



       
          A participação do Brasil na 1° Guerra Mundial se resume em duas palavras: ''Discreta e Tardia''.
          O único país latino americano envolvido na guerra foi o Brasil, que declarou neutralidade em 1914( no mesmo ano em que Venceslau Brás,o nono presidente brasileiro foi eleito), mas iniciou rivalidade com a Alemanha em 1917.
           Em 1916, o navio Rio Branco foi derrubado em território alemão por estar navegando em áreas restritas. Não houveram discussões, uma vez que o navio estava ilegalmente na Alemanha.
         
           O Brasil declara guerra a Alemanha (que fazia parte da Tríplice Aliança junto do império Austro-Húngaro)   mais precisamente em Abril de 1917, depois que três brasileiros foram mortos quando o vapor Paraná, o cargueiro Macau e o navio Tijuca foram afundados por submarinos alemães.
           Apesar de tomar essa ação rápida e brusca, perceberam que não estavam prontos para enfrentar outro país em um conflito, pois não havia uma boa economia na época, devido a exportação de ''um'' principal produto, que era o café.
           A marinha brasileira policiava o Oceano Atlântico. Durante o policiamento, a tripulação foi contagiada pela Gripe Espanhola,
que fez com que 176 marinheiros falecessem na embarcação. O Brasil  não forneceu soldados para os campos de batalha europeus, porém, enviou medicamentos, assistência médica, aviadores para a Europa, alimentos e matérias primas para a Tríplice Entente (Reino Unido, França, Rússia e EUA).
                A Grande Guerra também trouxe benefícios econômicos para o Brasil.
                Durante os quatro anos da primeira guerra, os países europeus envolvidos no conflito, voltaram a produção de suas industrias para a fabricações de armamentos e equipamentos de militares. Desta forma o Brasil ficou sem opções para importar produtos. Ricos cafeicultores brasileiros, aproveitaram o momento e investiram o capital acumulado nas industrias, favorecendo assim a industrialização no Brasil. Lucrou muito exportando matérias primas para os países em guerra.
            A Guerra entre o Brasil e a Tríplice Aliança acaba quando é assinado um tratado de paz, na Conferência da Paz em Paris, da qual deu origem ao Tratado de Versalhes, obtendo assim sua parte no botim de guerra conseguindo da Alemanha o pagamento com juros do café perdido com os navios naufragados.




JOÃO GABRIEL  -  N°  10


Nenhum comentário:

Postar um comentário