sábado, 25 de maio de 2013

CAPA DA INVISIBLIDADE – DESAFIANDO AS LEIS DE NEWTON


    Há algum tempo, estudantes, físicos e cientistas tentam criar coisas abstratas, como a máquina do tempo e a capa da invisibilidade, ambas desafiando as leis de Newton.
A capa da invisibilidade tem sido desenvolvida e alguns resultados alcançados. Porém esse experimento ainda requer muito trabalho devido aos materiais que não suportam deixar as pessoas invisíveis, muito menos quando se trata de objetos volumosos.
 -ESTUDOS NA UNIVERSIDADE O TEXAS - J. C. Soric, P. Y. Chen, A. Kerkhoff, D. Rainwater, K. Melin e A. Alù

Um dos desenvolvimentos da invenção foi feito na Universidade do Texas, por cinco cientistas, onde descobriram materiais que permitiam uma possível capa da invisibilidade, um tecido de espessura fina e flexível.
São fios de cobre fixados em um filme de policarbonato de apenas 100 micrometros, organizados em uma ramificação com fitas verticais e circulares. O manto foi testado em um objeto cilíndrico de 18 cm, tentando torná-lo invisível a micro-ondas na frequência de 3,6 Gigahertz. Os objetos podem ser observados pelo reflexo das ondas, por meio da luz, raio-x, micro-ondas ou sons.
O grande desenvolvimento nesta criação atualmente teve sucesso. As ondas refletidas no manto, iriam excluir as ondas do objeto, porque seus campos se cancelariam, no qual resultaria transparência. A flexibilidade e a espessura absurdamente pequena, também ajudaram nesse processo de testes, sendo muito fácil sua fabricação. O grande desafio neste momento para os estudiosos é fazer algo ficar invisível perante a luz visível, já que só foi testado por micro-ondas, no qual é impossível observar os raios a olho nu.


-ESTUDOS NA UNIVERSIDADE DE TÓQUIO - CAMUFLAGEM ÓTICA M.inami, N.nawakami, D.sekiguchi, Y.yanagida, T.maeda, S.tachi

Os estudos no Japão estão sendo feitos por cientistas altamente capacitados, do qual usam teorias mais complexas (o processo nesta universidade é mais demorado, devido a quantidades enormes de pesquisas, treinamentos com computadores e câmeras, para se chegar a um bom resultado, na perfeição da criação) e recursos intensamente tecnológicos para explicar e desvendar tal fenômeno: A invisibilidade de um ser.
 A teoria deles começa com a realidade aumentada, uma tecnologia que possibilita a injeção do mundo virtual ao real. Mas a questão é sobre a camuflagem ótica. A relação que estes dois aspectos tem, é o fato de precisarem de alguns componentes parecidos:

  • Roupa feita de material altamente refletivo – Material retro refletivo: Coberto por milhões de minúsculas contas, que quando a luz incide em uma delas, os raios rebatem para a mesma direção de onde foram lançadas.
  • Câmera de vídeo
  • Computador
  • Projetor
  • Espelho especial semi-prateado, chamado de Combinador: Reflete luz(parte prateada) e ao mesmo tempo transmite luz(parte transparente). Quando visto pelo observador permite visualizar a imagem do computador e da luz ao seu redor. A junção das duas imagens(computadorizada e real), apresenta a realidade aumentada, que deixa a invisibilidade parecer mais realista.


    PROCESSO – COMO É FEITO

             O processo é complicado e por enquanto não deixa a pessoa invisível, mas consegue um efeito    de transparência.
    Este processo inicia-se com uma câmera de vídeo de boa qualidade, que captura a imagem atrás da pessoa, que é mandada para um computador que usa a realidade aumentada para definir, ajustar e corrigir os gráficos da imagem, de modo que chegue o mais próximo possível da realidade, que é congelada e mandada ao projetor, que lança um feixe de luz junto da imagem, incidindo esta na capa. A luz sai por um micro furo, onde a imagem fica menor no projetor e reproduz maior na capa(parecido com a tela do cinema). A imagem finalmente chega ao combinador, reflete a imagem projetada em direção a capa, e permite que os raios de luz que incidiram na capa, cheguem ao olho do usuário.


    -RELAÇÃO E CONCLUSÃO SOBRE CAMUFLAGEM ÓTICA NO MUNDO

    A capa em si não tem utilidade, mas é uma criação nova, deixando ainda mais interessante os estudos, pesquisas e descobertas daqui pra frente sobre esse fenômeno, que permitiria outras utilidades da camuflagem ótica:

    • Ao pousar o avião, se o chão fosse transparente, permitiria os pilotos verem a pista e onde estariam pousando;
    • Fazendo uma cirurgia, os médicos poderiam ver através das mãos e dos instrumentos os tecidos dos pacientes;
    • Estacionando o carro, o motorista poderia ver oque está fazendo sem bater;
    • Ter uma visão de um local, mas sem janelas.

    As universidades têm se empenhado ao fazer longas pesquisas sobre isso. Algumas estudam testes anteriores para melhorá-los e chegar a um bom resultado em pouco tempo, enquanto outras demoram com percursos mais complexos e demorados, mais recursos tecnológicos, buscando a perfeição.





    Referências:




















  

Nenhum comentário:

Postar um comentário