Expressão de origem do filósofo Karl Marx, um confronto entre duas classes distintas , burguesia e o proletariado.
Para definir esse confronto Marx denomina as classes como antagônicas ao modo de produção capitalista. São destacadas a visão histórica da economia , mas a teoria marxista também procura explicar a evolução das relações econômicas nas sociedades humanas ao longo do processo histórico. Para classe antagônico são relações de produção e distribuição que origina interesses contraditórios , entre as classes dominantes , aristocracia e burguesia , entre elas as classes são de produtores individuais ou os trabalhadores. Os antagonismo por vez assume a forma de conflitos violentos .
Para Marx a classe dominante ideologia estaria influenciando os trabalhadores , pois , as ideias de mundo e sociedades são as mesma que a burguesia divulga. O capitalismo seria atingido por crises econômicas porque se tornou o impedimento para desenvolvimento das forças produtivas. A sociedade ficaria cada vez mais sem saber o que fazer , no caso sem nenhum movimento e cada vez ficando mas decadentes em relação a boa parte da população aplica seu trabalho em projeto de uns poucos empresários.
Não basta existir uma crise econômica para que haja uma revolução. O que é decisivo são as ações das classes sociais que em todas as sociedades em que a propriedade é privada existem lutas de classes de senhores contra escravos, nobres feudais em oposição a servos, burgueses em face de proletariados. A luta do capitalismo do proletariado não se limitar à luta dos sindicatos por melhoras dos salários e condições de vida. Também poderia ser uma luta ideológica para o socialismo fosse conhecido trabalhadores e assumir uma luta política pela tomada do poder. Neste campo, o proletariado deveria contar com uma arma , o partido político, revolucionário que tivesse uma estrutura democrática e que buscasse educar os trabalhadores e levá-los a se organizar para tomar o poder por meio de uma revolução socialista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário