Os séculos XVIII e XIX vieram acompanhados da urbanização e industrialização da Europa, o que fez surgir diversas doutrinas sociais e políticas.
Na época, o sistema econômico vigente era o capitalismo e para justificá-lo foi criado o liberalismo. Essa nova doutrina nasceu baseada no iluminismo e teve como principais teóricos: Adam Smith (escocês) e John Locke (inglês).
Veja a seguir seus pensamentos que ajudaram a formar o liberalismo:
Locke defendia que o homem possuía direitos como liberdade e propriedade privada, cabendo ao Estado proteger esses direitos - limitando seu poder.
Para Adam, a economia andava por si própria e via o trabalho como uma única fonte de riqueza. Ele também condenava o mercantilismo, pregando a livre concorrência e a não intervenção do Estado na economia (liberalismo econômico).
Outros nomes importantes foram os ingleses:
Criador da "Lei Férrea dos Salários": os salários deveriam servir apenas para a subsistência do operário, pois eram considerados o maior custo da produção.
Desenvolveu uma teoria demográfica que se apoiava no crescimento populacional e na produção de alimentos e acreditava que a origem da desigualdade social vinha da má distribuição de renda.
Por fim, não pode-se esquecer que o liberalismo possuía pensamentos individualistas, nos quais o homem era individual, devia ser sozinho e sem ajuda de mais ninguém - ideia que durou até 1929.
Fábio Júnior - nº06 - Sinfonia Alunática
Nenhum comentário:
Postar um comentário