segunda-feira, 8 de abril de 2013

IDEOLOGIA ETERNA

Nasceu em maio de 1818, na cidade de Treves - Alemanha. Cursou Filosofia, Direito e História em duas universidades diferentes, e suas ideias influenciaram o desenvolvimento da ciência, da filosofia e do movimento operário mundial. Já sabe quem é?
KARL HEINRICH MARX
Essa grande figura da história fez, no último dia 14, 130 anos que faleceu em Londres. 
Marx, elaborou pensamentos que iluminaram as questões da realidade social do século XIX e que se desdobraram em bases incorporadas por outros grandes estudiosos até os dias de hoje. Apesar disso, sua principal intencão era propor uma revolução na política, na economia e no aspecto social, e não apenas ajudar para o desenvolvimento da ciência. 
Algumas das principais ideias revolucionárias de Karl Marx:
  • MARXISMO
Consequência de um profundo exercício de reflexão -sobre as relações humanas e suas instituições - de Marx e Friedrich Engles, que buscavam renovar o socialismo. Surgindo assim o Marxismo ou Socialismo científico. 
Durante esse exercício, Marx desconfiou que o problema da desigualdade social vinha das propriedades privadas do meio de produção.
  • CLASSES SOCIAIS:
Marx notou que com a desigualdade social foram criadas diferenças gigantes entre as classes sociais. Os que possuiam os meios de produção formaram uma classe de capitalistas, que se apropriavam do produto do trabalho de seus operários em troca de um salário mínimo para a subsistência. Já os que não possuiam os meios de produção, tornaram-se a classe dos proletariados  - trabalhadores que trocavam sua força de trabalho por um salário. 

  • O SALÁRIO:
O operário era o indivíduo, que nada possuía, obrigado a sobreviver da sua força de trabalho. Com o surgimento do capitalismo, ele se tornou apenas um número, uma mercadoria útil para a outra classe. Em apenas um contrato entre ele e o capitalista, estava previsto a sua compra e/ou venda, ou seu aluguel, em troca de uma quantia em dinheiro: o salário.
Nessa época, era defendida a ideia de que o cálculo do salário dependia do preço dos bens necessários para a subsistência do operário, pois esse pagamento era considerado como o maior custo durante a produção para a empresa. 
  • MATERIALISMO HISTÓRICO:
Teoria que mostrou que a forma como os homens se organizam para a produção, reflete a estrutura de uma sociedade. Para Marx, existe duas formas: as forças produtivas - condições materiais de toda produção- e as relações de produção - as formas como os homens se organizam para executar a atividade produtiva. 
Com esse materialismo histórico, notamos que a história da humanidade foi e é baseada na luta de classes, até os dias de hoje.
  • MATERIALISMO DIALÉTICO:
Como continuação do materialismo histórico, surgiu o dialético. O qual mostra que a desigualdade de propriedade acaba criando o desenvolvimento das forças produtivas, ou seja, mostra que duas coisas e ideias distintas podem fazer a sociedade evoluir.
Modelo disso:  TESE -> ANTÍTESE = SÍNTESE
em outras palavras: NOBREZA -> BURGUESIA = PROLETARIADO.

  • A MAIS-VALIA
O conceito da mais-valia observava que o tempo de trabalho do operário era roubado. Ou seja, a mercadoria produzida - a partir de uma matéria-prima - coletivamente, acabava se apropriando individualmente. O trabalhador, no caso, era "recompensado" com um salário muito abaixo do que ele produziu em sua jornada de trabalho. 
Nátaly - nº21 - Sinfonia Alunática

Nenhum comentário:

Postar um comentário