Entenda como começou...
Ao fim da primeira guerra mundial, derrotada (Alemanha) havia perdido seus territórios ultramarinos, a Alsácia Lorena e parte da Prússia. As altas indenizações impostas pelos aliados causaram colapso na moeda e desempregos em massa, fatores que, explorados pelos nazistas contribuíram para o fortalecimento de Hitler no poder.
Assinado 28 de junho de 1919, foi o acordo de paz entre os países europeus no final da primeira guerra, onde a Alemanha assumia toda a responsabilidade pelo conflito mundial, comprometendo-se a cumprir exigências políticas impostas pelos vencedores (principalmente Inglaterra e França).
Algumas das exigências:
- Reconhecimento da independência da Áustria
- Devolução dos territórios da Alsácia Lorena a França
- Devolução á Polônia as províncias de Posen e Prússia Ocidental.
- Pagamento aos países vencedores, principalmente França e Inglaterra, uma indenização pelos prejuízos causados durante a guerra.
- Proibição do funcionamento da força aérea alemã (Luftwaffe)
- Redução do contingente para no máximo cem mil soldados
- Proibição da fabricação de tanques e armamentos pesados
- Redução da marinha alemã para quinze mil marinheiros, seus navios de guerra e seus cruzadores
Entre outras imposições humilhantes, incluindo entregar parte de seu território ao controle da Liga das Nações, o que forçou a criação de um país nacionalista com um forte caráter revanchista e de revolta da população.
Adolf Hitler assume em 1933, ambicioso, busca as matérias-primas da Romênia, do Cáucaso, da Sibéria e da Ucrânia, começando assim sua expansão para o leste. Na Alemanha com a implantação do III Reich, o tratado de Versalhes foi desrespeitado, levando a reorganização das Forças Armadas, e ao desenvolvimento e produção de armamentos. Ao mesmo tempo Hitler se aproximara da Itália Fascista de Benito Mussoline; da Espanha de Francisco Franco;do japão; e anexou a Áustria, em 1938, com a visível concordância dos austríacos. Em seguida (1936) foi anexada a região dos Sudetos (Tchecoslováquia), ocupação aprovada pela conferencia de Munique. Por fim, assinou um pacto de não-agressão e neutralidade de cinco anos com o atual líder da União Soviética Josef Stalin.
Estava assim aberto o caminho para atacar a polônia, exigindo a devolução da zona conhecida por "corredor polonês" e do porto de Danzig.
Desde o fim da primeira guerra (República de Weimar) as relações entre Polônia e Alemanha eram tensas. Nenhum dos partidos alemães ou do governo do Reich concordavam com a nova delimitação da fronteira leste do país imposta pelo Tratado de Versalhes.
Diante da negativa da Polônia em ceder Danzig, as tropas alemãs invadiram o país em 1° de setembro de 1939 em uma guerra relâmpago, dando inicio assim ao inicio a maior guerra que o mundo já viu.
Lucas Carreira, Assovio À Jato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário