segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Produção Industrial do Alumínio

O alumínio possui características bem especificas, tais como: maleável, leve (densidade abaixo de 5g/cm³), muito resistente á corrosão. A partir desse metal surgem panelas, papel de alumínio, placas coletoras de energia solar e entre outros, por isso é considerado versátil e é obtido a partir da bauxita.




Processo Bayer
Esse processo exige a participação de energia elétrica, por isso a produção fica mais dificultosa. A bauxita deve sofrer purificação para obter alumina(Al2O3) de outras substâncias.
No estágio inicial conhecido como digestão, a bauxita é moída e depois digerida misturada com uma solução cáustica de hidróxido de sódio (NaOH), sob temperatura e pressão controladas:



Na clarificação é separado a fase sólida (resíduo insolúvel) da liquida(licor), sendo considera como uma das mais importante etapas. Em seguida ocorre a precipitação, ou seja, o esfriamento do licor.


 A calcinação é a parte final, na qual a alumina é levada para remover qualquer resíduo do licor, e depois é realizada a secagem. Em seguida a alumina é calcinada, para desidratar os cristais e formar cristais de alumina puros.
O óxido de ferro lll não sofre nenhuma reação, podendo ser separado.





Após a obtenção da alumina, esta é transformada em alumínio metálico. Nesse processo a dissolução da alumina em uma solução de criolita fundida(Na3AlF6) ou em fluoreto de alumínio em baixa tensão. Em seguida essa mistura é coloca em uma cuba eletrolítica sofrendo uma reação de eletrólise, e a partir disso o óxido de alumínio se transforma em alumínio.



Eletrólise do alumínio


Bibliografia



Nenhum comentário:

Postar um comentário