domingo, 22 de setembro de 2013

Saiba exatamente o porquê do abandono da Itália da Tríplice Aliança para a Tríplice Entente.

Antes de tudo, vamos entender o que foram esses dois blocos, seus componentes e resumindo seus objetivos!

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg31YHG5O9HaCY6llarL-S7NM9UvLBYlw2J2tGV7vzHwmJu9fucRCb8sVEHSCyT8V0cFM4Ki_Um5lgRacZ6VNILzTBxf7VDWH6KTEzLRVeLthUvX6nhFt2ScDcm1l22GdIvZhUg2HXkCFCJ/s640/trplice.jpg 

Tríplice Aliança:  Foi um acordo militar em que tinha como seus principais integrantes a Alemanha, Itália e o Império Austro-Húngaro entre alguns aliados. Formalmente estabelecido em 20 de maio de 1882 como vimos em classe, esse acordo estabeleceu que cada uma das partes da aliança apoiaria às demais caso houvesse um ataque de duas ou mais potências sobre uma das aliadas. Foi garantido apoio mútuo da Alemanha e da Itália caso recebessem um ataque vindo da França; entretanto a Itália especificava que tal apoio não se estenderia contra o Reino Unido, deixando assim sua situação um tanto quanto instável na aliança, visto que sua população era contra este acordo com o Império Austro-Húngaro que tinha sido seu inimigo no período de sua unificação.

Tríplice Entente: Formada em 1907, foi uma aliança feita entre o Reino Unido, França e o Império Russo para lutarem na Primeira Guerra Mundial contra o Pangermanismo e as expansões alemãs e austro-húngaras pela Europa. Foi feito após a criação da Entente Anglo-Russa.Criada justamente pelos principais rivais da Alemanha nas disputas por mercado e áreas coloniais. Caso ocorresse um conflito e a Alemanha saísse vitoriosa, esta poderia se tornar senhora do comércio internacional, país preponderante politicamente na Europa e ainda conquistar vários territórios coloniais, expandindo o seu império. Enfim, era o sonho máximo dos pan-germanistas, os simpatizantes de uma supremacia política e econômica alemã, apoiada ainda pelo velho Império Austro-Húngaro.




Motivo da saída da Itália da Tríplice Aliança:

No início da Primeira Guerra Mundial, a Itália abandonou a Tríplice Aliança e se recusou a participar do conflito por ser neutra. Contudo, em função das promessas territoriais que recebeu, a Itália entrou no conflito ao lado da Tríplice Entente. Entrou para o lado da Tríplice Entente contra a Austria-Hungria em maio de 1915 e a Alemanha em agosto de 1916. A justificativa da Itália era de que a Tríplice Aliança era um acordo de defesa enquanto que na ocasião foram os impérios germânicos os ofensores. A princípio, considerando que a Tríplice Aliança tinha carácter defensivo (e a guerra havia sido declarada pela Áustria) e a Itália não havia sido preventivamente consultada sobre a declaração de guerra, o governo italiano afirmou não se sentir vinculado à tal aliança e que, portanto, permaneceria neutro. Mais tarde, as pressões diplomáticas da Grã-Bretanha e da França fizeram-na firmar em 26 de abril de 1915 um pacto secreto contra o aliado austríaco, chamado Pacto de Londres, no qual a Itália se empenharia a entrar em guerra decorrido um mês em troca de algumas conquistas territoriais que obtivesse ao fim da guerra: o Trentino, o Tirol Meridional, Trieste, Gorizia, Ístria (com exceção da cidade de Fiume), parte da Dalmácia, um protetorado sobre a Albânia, sobre algumas ilhas do Dodecaneso e alguns territórios do Império Turco, além de uma expansão das colônias africanas, às custas da Alemanha (a Itália já possuía na África: a Líbia, a Somália e a Eritreia). O não-cumprimento das promessas feitas à Itália foi um dos fatores que a levaram a aliar-se ao Eixo na Segunda Guerra Mundial. Portanto, somou-se ao antagonismo entre Roma e Viena, o ataque alemão para o ocidente (Plano Schilliefen) justificando-se assim a inversão de alianças praticada pela Itália.


Bibliografia:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Tr%C3%ADplice_Alian%C3%A7a_%281882%29
http://mestresdahistoria.blogspot.com.br/2011/04/cndl-colegio-notre-dame-de-lourdes_27.html
http://profclaudio.wordpress.com/2009/07/24/por-que-a-italia-deixou-a-triplice-alianca-e-foi-para-entente/
http://operamundi.uol.com.br/conteudo/historia/29098/hoje+na+historia+1882+-+formada+a+triplice+alianca+na+europa.shtml
http://www.infoescola.com/historia/triplice-entente/


Assovio A Jato, Daniel Silva.

15 comentários:

  1. obrigado, precisei disso agora mesmo!

    ResponderExcluir
  2. Excelente explanação! Muito objetiva!

    ResponderExcluir
  3. Obrigado ajudou bastante explicação bem objetiva estar ilustrações

    ResponderExcluir
  4. eu acho que do jeito que ta escrito e foi postado é ta bom

    ResponderExcluir
  5. A Itália parecendo eu quando troco de fila, achando que vai ser mais rápida. De repente pulo pra outra e ela para também kkkk

    ResponderExcluir