Acumulador de Chumbo também conhecidos como baterias de chumbo foi inventado pelo francês Gaston Piantei em 1860.
É uma associação de pilhas (chamadas de elementos, na linguagem da indústria de baterias) ligadas em série. O potencial de cada pilha é aproximadamente 2V. Uma bateria de pilhas, que é a mais comum nos carros modernos, fornece uma tensão de 12V. Associações ainda menores são usadas em tratores, aviões e em instalações fixas, como centrais telefônicas e aparelhos de PABX. A bateria de Chumbo é constituída de dois eletrodos; um de chumbo esponjoso e o outro de dióxido de chumbo em pó, ambos mergulhados em uma solução de ácido sulfúrico com densidade aproximada de 1,30g/mL dentro de uma malha de liga chumbo-antimônio. Esta liga é mais resistente a corrosão que o chumbo puro. Quando o circuito externo é fechado, conectando eletricamente os terminais, a bateria entra em funcionamento (descarga), ocorrendo a semi-reação de oxidação no chumbo e a de redução no dióxido de chumbo. No acumulador o chumbo é o ânodo enquanto que o dióxido de chumbo é o cátodo. A reações que acontecem durante a descarga são representadas a seguir.
Ânodo:
Pb(s) + HSO4-(aq) + H2O(l) ----> PbSO4(s) + H3O+ + 2e-
Cátodo:
PbO2(s) + 3H3O+(aq) + HSO4-(aq) + 2e- -----> PbSO4 + 5H2O
Reação Global:
Pb(s) + PbO2(s) + 2H3O+(aq) + 2HSO4-(aq) -----> 2PbSO4 + 4H2O(l)
Ovelhas Negras.
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