Páginas

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Resumo: Quimica

As reações de Oxirredução podem ser divididas, obviamente, em duas. As de Oxidação, a qual existe o aumento no nox, enquanto a Redução, o inverso. De maneira mais profunda, Oxidação na verdade, pode ser dada aos elementos que perdem eletrons, enquanto a Redução, ganho de eletrons. Ambas são concomitantes, ou seja, quando existe Oxidação, VAI existir Redução. Existem tambem, nas reações, os agentes Oxidantes e Redutores, os quais podem ser descritos como: aquele que provoca a oxidação, e o que provoca redução, respectivamente. Vale lembrar que, na Oxidação, o nox do elemento aumenta, porque perde eletrons, enquanto na Redução, seria justamente o contrario. Lembrando sempre que o metal mais reativo sempre sofre oxidação. Um exemplo pratico: Ao colocar Magnesio (s) num becker com Ac. Cloridrico (l), na mistura, existe efervescência, oxidando o Mg. Existem regras para determinar o nox.

a) Os átomos dos elementos e das substâncias simples tem Nox = 0.
b) Nos compostos contendo hidrogênio, o átomo desse elemento tem geralmente Nox = + 1. A única exceção ocorre ocorre nos hidretos, o hidrogênio fica com Nox = -1.
c) O número de oxidação do oxigênio em seus compostos é , geralmente, igual a –2. Porém , se esse elemento estiver ligado ao flúor, poderão acontecer os seguintes casos: em OF2 , o oxigênio terá Nox = +2 e em O2F2, o oxigênio terá Nox = +1, na água oxigenada H2O2 o Nox é igual a = -1.
d) Os metais alcalinos ( família IA) e a prata Ag tem sempre Nox = +1.
e) Os metais alcalinos terrosos ( família IIA) e o zinco Zn tem sempre
Nox = +2. f)Os halogênios ( família 6 A) em compostos binários apresentam sempre.
Nox = -1.

Apos isso, aprendemos o Potêncial de Redução. A qual complementava a materia anterior, reforçando a ideia anterior dos metais mais reativos, etc. Existem valores tabelados para isto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário