Texto escrito por Carolina Woods.
A base para a utilização da teoria darwinista na sociedade atual continua a mesma de séculos atrás: o interesse econômico. O exemplo em proporções mundiais e que vai durar enquanto o Sistema Capitalista existir é o darwinismo social presente nas relações de mercado. A regra de competição e sobrevivência do mais forte pode ser vista no neoliberalismo. Na utilização ilegal de modelos monopolistas - como Cartel, Dumping, Holding, Truste - enxergamos claramente a tentativa de domínio do mercado pelos mais fortes, impedindo a livre concorrência.
Outro exemplo que pode ser citado é a mídia e o modo como ela desafia o intelecto do espectador. Este é visto como inferior e capaz de ser manipulado por qualquer coisa que a mídia queira que ele acredite.
A xenofobia européia, a "missão de civilização" do Oriente Médio pelos EUA interessado no petróleo, os países que foram colonizados no passado e que ainda sofrem de dependência das potências, são outros exemplos.
O simples fato de existir preconceito racial, musical, cultural, socioeconômico, o fato de existir um padrão de beleza, torna uns superiores à outros, que são obrigados a seguir os padrões para sentirem-se encaixados no sistema, tudo isso com um único objetivo: a geração de lucro e desenvolvimento econômico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário