quarta-feira, 19 de junho de 2013

Darwinismo Social

     Vejo com olhos sociologicos que a Europa sempre buscou metodos de inovar e recriar o mundo moderno, maneiras de mostrar que ela era o  centro do universo. No séc XIX muitas teorias estavam sendo escritas e muitas mudanças estavam ocorrendo, creio que o principal motivo para criar a ideia de Darwinismo Social foi o exterminio das pequenas industrias europeias, derrubadas pelo grande avanço do capitalismo, e das novas industrias que eram maiores e mais modernas, fabricavam muito mais do que qualquer outra,
gerando um superfafuramento e levando as pequenas industruias a falência. 

     Com tantos transtornos, a Europa agora parte em busca de mão-de-obra e materia-prima barata para nao perder o ritmo de produçao e nao aumentar os gastos, seu principal alvo foi a África e a Ásia, mas os Europeus não poderiam simplesmente comprar trabalhadores e nem leva-los a força.
 
     Nesse momento de duvida, os Europeus decidem mais uma vez mostrar para todos o quanto eles sao superiores, e criam as "missões civilizadoras". Que tinham a missao de levar a civilização para os povos menos civilizados. Mas quem disse que os africanos e asiaticos nao são civilizado ?
     
     O Darwinismo Social explica esse fato como sendo uma releitura das teorias naturais de Charles Darwin, que se encaixava no contexto da seguinte forma, os europeus capitalistas donos de industrias eram os mais evoluidos de todo o planeta, e os que viviam de plantios e agricultura de subsistencia eram menos evoluidos, sendo assim os europeus davam a oportunidade de evolução para esses povos, dando a eles serviços nas industrias, e capturando-os nas missões civilizadoras. 

     Hoje em dia vemos que ainda existe muitas pessoas que, mesmo nao admitindo, se dizem e se mostram mais evoluidas que os demais, mas nem sabem qual o contexto por trás desse pensamento



Estrela S. Tavares, Nº 5

Nenhum comentário:

Postar um comentário