No final do séc. XIX, Darwin
desenvolveu a Teoria do Evolucionismo, considerada até hoje o paradigma central
para explicação de diversos fenômenos na biologia.
No entanto,
Darwin, provavelmente não imaginava as conseqüências que sua teoria traria para
além das ciências, influenciando no comportamento da sociedade até os dias
atuais. Assim surgiria o Neocolonialismo e o Imperialismo como conseqüência, ou
seja, sua teoria foi interpretada de uma maneira totalmente errada. Foi usada
como pretexto, uma ideologia, para que os europeus pudessem colonizar
territórios.
O Darwinismo
social quer explicar atualmente e pós revolução industrial, que os mais pobres
teriam dificuldades de viver no mundo moderno, por não serem capazes de evoluir
economicamente, profissionalmente e principalmente, socialmente. Já as pessoas
com maior poder aquisitivo (burguês, rico) são capazes de gerar seu próprio
capital e evoluir economicamente, podendo sobreviver em meio da sociedade.
Hoje em dia,
mesmo independente, a África ainda sofre sérias conseqüências com a sua
dominação, porém, o pensamento de que o negro é inferior não permaneceu apenas
na África, os americanos afrodescendentes tiveram de enfrentar uma série de
leis segregacionistas até 1969.
Martin Luther
King foi um dos pioneiros, na defesa dos negros.
O discurso de
Martin Luther King, pronunciado na escadaria do monumento de Lincoln, em
Washington, foi ouvido por mais de 250.000 cidadãos de todas as etnias, e de algumas outras cidades reunidas
na capital dos E.U.A :
I Have a Dream (Speech)
‘’Voltem para o Mississippi, voltem para o Alabama, voltem
para a Carolina do Sul, voltem para a Geórgia, voltem para a Louisiana, voltem
para as ruas sujas e guetos de nossas cidades do norte, esta situação pode e
será mudada. Não se deixem cair no vale do desespero. Eu digo a vocês hoje,
meus amigos. Que embora nós enfrentemos as dificuldades de hoje e amanhã, eu
ainda tenho um sonho. É um sonho profundamente enraizado no sonho americano. Eu
tenho um sonho que um dia esta nação se levantará e viverá o verdadeiro
significado de sua crença, nós celebramos estas verdades e elas serão claras
para todos, que os homens são criados iguais. Eu tenho um sonho que um dia nas
colinas vermelhas da Geórgia os filhos dos descendentes de escravos e os filhos
dos descendentes dos donos de escravos poderão se sentar juntos à mesa da
fraternidade.’’
O discurso de Martin, se encaixa perfeitamente ao tema do
Darwinismo social, revela o sonho da raça negra, de se integrar a sociedade com
os mesmos direitos dos brancos.
O conceito da raça ariana teve seu auge no séc. XIX até a
primeira metade do séc. XX, uma noção inspirada pela descoberta da família de
línguas indo-europeias
Alguns
etnólogos do séc. XIX propuseram que todos os povos europeus de etnia
branca-caucasiana eram descendentes do antigo povo ariano. Correntes européias,
de caráter nacionalista da época, abraçaram essa tese. Esta foi, talvez,
tratada com maior ênfase pelo Partido Nacional Socialista da Alemanha.
Esse
pensamento ligado ao etnocentrismo foi responsável pela morte de milhões de
judeus, ciganos, deficientes, negros, soviéticos etc. considerados ‘impuros’.
Atualmente sabe-se que raça não existe em
termos biológicos, apenas sociais. Isto é, o pensamento de superioridade dos
brancos ainda é comumente visto em diversas situações, estando presente até
mesmo no esporte, na televisão, etc...
Algumas
pessoas não são de fato preconceituosas, mas, pela influencia da sociedade,
acabam aderindo ao pensamento de superioridade/inferioridade de raças.
- JOÃO GABRIEL SOARES GOMES N°10
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