quarta-feira, 19 de junho de 2013

Concepção do Darwinismo social e Imperialismo no filme Avatar

Avatar é uma história fictícia que se passa no ano de 2154. O filme nos leva à reflexão sobre que tipo de relação a humanidade tem estabelecido com a natureza e para onde este fluxo evolutivo nos levará.
 O programa Avatar foi criado com a finalidade de aproximar a humanidade do povo Navi, tendo em vista interesses econômicos.
 Pandora, planeta em que viviam os Navis, possuía grande reserva de unobtânium, um minério capaz de solucionar as crises energéticas do planta Terra.


 O planeta Terra já havia perdido sua vitalidade e a humanidade buscava recursos naturais através de outros povos. Notamos traços marcantes do Darwinismo social e Imperialismo quando os humanos julgam-se superiores aos Navi's, explorando-os, não compreendendo as suas crenças locais e visando somente os interesses econômicos.
 A ideia principal do Darwinismo social consiste na falsa concepção de superioridade existente entre culturas distintas para justificar a dominação e a exploração dos seus recursos, para atender os interesses econômicos.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário