sexta-feira, 31 de maio de 2013

"A revolução acontece através do homem, mas o homem tem de forjar, dia a dia, o seu espírito revolucionário."


14 de Junho de 1928, na cidade de Rosário, ELE nascia. Um jovem argentino, com problemas de asma, estudante de medicina em Bogotá, ideias socialistas e que, por seu espírito aventureiro, se tornou famoso. ELE, o grande revolucionário: Ernesto Rafael Guevara de La Serna; ou simplesmente, Che Guevara.


Nascido em boas condições, Ernesto mudou-se duas vezes durante sua adolescência. Desde essa época, foi incentivado pela família a ter o hábito de ler, o que o fez entrar em contato com os ideais socialistas de Lênin, Engels e Marx. Todo seu conhecimento literário o ajudou e fez com que ele participasse de diversos protestos estudantis da época contra o governo Domingo Perón.

No ano de 1951, com a aventura a flor da pele, partiu em uma motocicleta para uma viagem que duraria

dois anos, na companhia apenas de seu amigo Alberto Granado. Conheceram diversas regiões da América Latina e suas condições sociais, políticas e econômicas. Desse ponto em diante não tinha mais jeito, a situação em que o mundo se encontrava traçou o caminho político de Che e seu futuro.

Três anos após o início de sua viagem, Guevara foi ao México, onde conheceu Raúl Castro e seu irmão Fidel Castro, proporcionando a oportunidade de entrar para o grupo revolucionário de Fidel. Este, ao lado de Che, conseguiu derrubar o governo de Fulgencio Batista e implantar o socialismo em Cuba.  Esse momento só gerou lucro à Guevara, que entrou para o governo de Fidel exercendo funções muito importantes.

A legião de Che Guevara estava formada. Ele lutou para levar a revolução socialista contra os Estados Unidos à outros países, passando pelo Congo e voltando à Bolívia. Teve a ideia de invadir a Argentina unificando a América Latina, e assim instalou – na Bolívia- sua base guerrilheira. No entanto, sem apoio, a dificuldade para vencer aumentou e Ernesto foi capturado na selva de La Higuera por soldados bolivianos.
Como muitos dizem: Che deixou a vida para entrar para a história. 9 de Outubro de 1967, Che Guevara estava morto. A imagem de sua morte rodou o mundo, e ele por sua vez, foi visto como Jesus...


Che, sem dúvida nenhuma, deixou sua marca até os dias de hoje. Todos, sem exceção, já vimos estampado em uma camisa a figura do revolucionário Che Guevara. Mas atualmente, quase ninguém nota que buscaram pegar a imagem dele e transformá-la em um ícone das indústrias, ou seja, passou a não mostrar o verdadeiro sentido da imagem e do contexto, mas sim uma ideia induzida e formada universalmente (teoria do Adorno)- A foto, em si, mostra o momento que vai desde a Revolução Cubana até o do acordo com a União Soviética, momentos de muita tensão entre americanos e cubanos. 




CURIOSIDADES:
Na América Latina foi implantada uma colonização (devastava matas, exterminava milhões de nativos e exauria o solo) que acabou por definir a condição de dependência e subdesenvolvimento dos países latino-americanos.

A exploração de minerais e produtos agrícolas dos países subdesenvolvidos era fundamental para acúmulo de capitais e para o próprio desenvolvimento econômico dos países estrangeiros (primeiro dos países europeus -principalmente a Inglaterra- e depois dos Estados Unidos).

Depois do domínio dos produtos primários nos países latino americanos, ocorreu uma nova forma de se adquirir mais lucros na América Latina: através da instalação de empresas multinacionais.

A inauguração das empresas se dava no contexto de um discurso desenvolvimentista, criando a ilusão de que o crescimento econômico do país beneficiaria a todos, mas na prática não aconteceu bem isso.

 O atraso e a miséria da América Latina são o resultado de seu fracasso. Aqueles que ganharam, ganharam graças aos que  perderam. De acordo com o livro 'Veias Abertas da America Lartina', a história do subdesenvolvimento da América Latina, é a do desenvolvimento do capitalismo mundial. A derrota esteve sempre implícita na vitória alheia. As riquezas latino-americanas geraram a pobreza desses povos para alimentar a prosperidade dos outros.

FRASES DE CHE: 
 -"O verdadeiro revolucionário é movido por grandes sentimentos de amor."
- "Há que endurecer-se, mas sem jamais perder a ternura."
- "A reforma agrária radical é a única forma de dar a terra ao camponês."
- "A revolução acontence através do homem, mas o homem tem de forjar, dia a dia, o seu espírito revolucionário."
- "A argila principal de nossa obra é a juventude. Nela depositamos todas as nossas esperanças e a preparamos para receber idéias para moldar o futuro."

FILMES:
- "Diários de Motocicleta" (2004)
link: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-33464/
- "Che" (parte um - 2008)
link: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-53619/
- "Che - A guerrilha" (parte dois - 2008)
link:  http://www.adorocinema.com/filmes/filme-136502/

Nenhum comentário:

Postar um comentário