sábado, 6 de abril de 2013

Há 200 anos era inventada a pilha


Resenha do artigo de "Andrew Tarantola"



A matéria “Baterias e pilhas: o guia definitivo” publicada por Andrew Tarantola no site GizModo explica ao leitor como surgiu a bateria e a pilha, inovações do século XVIII que passaram a tornar o nosso dia a dia muito mais prático.

Segundo Andrew, Luigi Galvani, professor da Universidade de Bolonha, em 1771, vislumbrou que a carga elétrica podia ser transportada por íons (não por fluídos ou pela atmosfera, como diziam as teorias anteriores) devido a uma experiência acidental, na qual estava  tirando a pele de um sapo usando anzóis de cobre na mesma mesa em que ele já havia conduzido diversos experimentos de eletricidade estática,  quando seu assistente pegou um bisturi de metal da mesa (que mesmo sem ele e Galvani saberem, carregava uma carga elétrica estática) e tocou acidentalmente um nervo ciático que estava exposto. O esbarrão produziu uma pequena fagulha e a perna do sapo se contraiu.

Este conceito incorreto iria pavimentar o caminho para a bateria elétrica moderna e o advento da célula galvânica.
O conceito de Galvani perdurou até sua morte, quando Alessandro Giuseppe Antonio Volta, professor de física experimental na Universidade de Pavia, recriou seu experimento com a perna do sapo e percebeu que ela era também capaz de conduzir e detectar eletricidade.
Em carta datada de 20 de março de 1800, Alessandro Volta relatava à Royal Society (Grã-Bretanha) a construção de um aparelho formado por uma pilha de discos, de dimensão de moedas e de diferentes metais, com o qual conseguira obter faíscas e choques elétricos.
Volta inventa a pilha voltaica, primeira bateria elétrica do mundo.


Sua invenção levou outros cientistas à novas descobertas. William Nicholson e Anthony Carlisle descobriram que a eletrólise decompunha a água em seus elementos constituintes. William Hyde Wollaston provou que as eletricidades voltaica e estática eram a mesma coisa. E apenas dois anos após sua criação, Vasily Petrov usava pilhas para estudar arcos elétricos.
Andrew ressalta os defeitos apresentados pela pilha de Volta, que eram frequentes curtos circuitos e a formação de bolhas de hidrogênio, e cita William Cruickshank, professor de química na Royal Military Academy, que apresentou  melhorias à invenção de Volta quanto aos curtos circuitos.
Andrew também explica as melhorias feitas por Giuseppe Zamboni, que construiu a “pilha seca de Duluc” com força na escala de Kilowatts. As versões mais modernas desta pilha são muito úteis para várias finalidades científicas e militares.
O design original da pilha voltaica é dado em 1866, por Georges Leclanché, que descobre maior vigor elétrico e apesar de apresentar algumas falhas, seu descobrimento se tornaria base para as modernas baterias que dão energia para uma série de gadgets.

Referencias:
1-http://www.gizmodo.com.br/baterias-e-pilhas-o-guia-definitivo/ Acessado em 03/04/2013 2- http://www.fisica.net/aplicada/energia/uma_descoberta_eletrizante.pdf Acessado em 03/04/2013

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