sexta-feira, 12 de abril de 2013

Era Napoleônica!

                                                      Era Napoleônica!

    Napoleão Bonaparte nascido em 1769 em uma ilha na França, não vinha de uma família aristocrática de muito dinheiro, havia estudado em um colégio militar, assim com 26 anos já tinha tornado-se cabo!
    Sua chegada ao poder foi bem conturbada pois estavam no meio de crises, devido a insegurança da França em relação ao rumo da revolução. Assim perdendo o poder do Diretório, Napoleão foi escolhido para liderar o Golpe do 18 Brumário (uma espécie de resposta). Esse golpe acabou com o Diretório e o substituiu pelo Consulado (1799-1804).
     Proclamando primeiro-cónsul vitalício Napoleão se tornou imperador (titulo Napoleão I). O inicio foi marcado pela prosperidade, por razões econômicas e politicas, a França se cercava por muitos inimigos. Para enfraquecer a Inglaterra (naquela época maior potencia econômica) decretou o Bloqueio Continental.
     Foi acabando aos poucos a hegemonia napoleônica. Os russos, não ligando para o Bloqueio proposto por Bonaparte abriram seus portos aos ingleses, inconformado juntou 600 mil homens, os russo um pouco a frente usaram a tática da Terra Armada assim com tudo destruído quando chegaram lá, sem abrigo e sem alimento se enfraqueceram e voltaram quase sem mais da metade dos homens. Esgotados sofreram muitas derrotas.
    Após a batalha das nações a sexta coligação ter sido vencedora, Napoleão foi obrigado a assinar o Tratado de Fontainebleau, contudo tendo que abrir mão do trono Frances, tendo que se manter na ilha.
     Iniciasse o período dos Cem Dias quando os bourbons se restabeleceram, mas Napoleão deixou o exílio tomando novamente o poder. No congresso de vienna a sexta coligação foi surpreendida, com sua volta tiveram que reagir rapidamente. Houve a batalha de Waterloo exilado novamente Napoleão morreu em 1821.

Victoria Fukuda n°28

Nenhum comentário:

Postar um comentário