quarta-feira, 10 de abril de 2013

A toxidade do gás HCN (Ácido Cianídrico)


 Quando se fala de ácido prússico, cianureto de hidrogênio, todos se referem ao mesmo ácido, o ácido cianídrico. Este é um ácido fraco, tendo como formula molecular HCN. É encontrado no estado líquido ou gasoso.
 Foi descoberto pelo químico Scheela em 1782 na Prússia, daí o nome ácido prússico, antigamente muito utilizado. Mais tarde, aproximadamente 30 anos depois, o químico francês Louis Joseph Gay-Lussac, obteve a sua formula pura, por isso recebeu outro nome, ácido cianídrico. Através da reação do metano com amônia e oxigênio, a altas temperaturas, tendo a platina como agente catalisador da reação, produzindo água, além do próprio ácido.
 Quando inalado, esse ácido inibe a enzima citocromoxidade, de extrema importância para as células consumirem o oxigênio transportado pelo sangue, impedindo a respiração celular. A pessoa que inala esse ácido morre por asfixia, e com isso células morrem provocando a morte da pessoa.






Utilização:
* Devido seu efeito rápido era utilizado como inseticida e raticida na fumigação de navios, na eliminação de toupeiras que infestavam algumas plantações.
* Possui uma grande importância na formação de vários compostos orgânicos como cianeto de vinila, produto utilizado na manufatura de tecidos sintético.
* Em alguns estados dos Estados Unidos ainda utiliza-se câmaras de gás para matar os criminosos condenados a morte.


*Segunda Guerra Mundial – Câmaras de gás:
 Durante a Segunda Guerra Mundial os alemães levavam os judeus para câmaras de gás, com o objetivo de  extermina-los. Essas câmaras liberavam HCN, ácido que mata imediatamente quando inalados em grandes quantidades.





















 *Incêndio em Santa Maria:
 Por volta de 2 horas a 3 horas da madrugada de domingo(27 de Janeiro de 2013), o vocalista da banda Gurizada Fandangueiras usou efeitos pirotécnicos durante sua apresentação na Boate Kiss.
 A causa do incêndio teria sido as faíscas do sinalizador que atingiram a espuma do isolamento acústico, que encontrava-se no teto e com isso provocando o fogo.
 Essa espuma é altamente tóxica e  quando entrou em contato com o  fogo  liberou o ácido HCN, matando 241 pessoas por asfixia e deixando 145 vitimas internadas.
Material usado no isolamento acústico da Boate Kiss


Tratamento:
 Os cuidados precisam ser imediato, caso contrário nenhum recurso adiantará. Existem injeções de soluções aquosas e nitrito de sódio ou tiossulfato de sódio que podem ajudar a desintoxicar. Além disso existem também lavagens gástrica com permanganato de potássio ou água oxigenada, fazendo a  respiração de  nitrato de amilo. Esses procedimentos fazem o doente tornar cianótico(a pele fica arroxeada) temporariamente. 






Referências: 
1 -  http://www.infoescola.com/quimica/acido-cianidrico/
2 - http://www.coladaweb.com/quimica/quimica-ambiental/a-toxicidade-do-ion-cianeto 
3 - http://epuc.com.br/def/HTML/Secao/32.html 
4 -  http://mundoestranho.abril.com.br/materia/como-funcionavam-as-camaras-de-gas-na-2-guerra-mundial 
5-http://www.metropole1070.com.br/site/estado/531-queima-de-espuma-da-boate-kiss-libera-gas-utilizado-na-ii-guerra 
6 - http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/geral/noticia/2013/01/queima-de-espuma-da-boate-kiss-libera-gas-utilizado-na-ii-guerra-4030452/ 
7 - http://odia.ig.com.br/portal/brasil/boate-kiss-sobe-para-241-o-n%C3%BAmero-de-mortos-em-inc%C3%AAndio-1.557979 


























Nenhum comentário:

Postar um comentário