sexta-feira, 12 de abril de 2013

A Teoria de Malthus

Thomas Malthus, economista, estatístico, demógrafo e estudioso das Ciências Sociais, desenvolveu a Teoria Populacional Malthusiana.

Malthus desenvolveu uma teoria demográfica, no qual se falava em:
1) O crescimento da população é em progressão geométrica (2, 4, 8, 16, 32...) 
2) O crescimento de alimentos é em progressão aritmética (2, 4, 6, 8, 10...)
Isso teria com consequência uma escassez de alimento para toda a população. Resultando em mortes, doenças, guerras civis, disputas por territórios.

A fome só acontece por causa da má distribuição de renda. A população mais pobre não tem dinheiro suficiente para comprar alimentos.

Propostas feitas por Malthus para solucionar tais problemas:
1) Só poderia ter filhos quem tinha terra.
2) A esterilização das mulheres pobres.

A falha da teoria é que suas previsões não se concretizaram: a população do planeta não dobrou a cada 25 anos, e a produção de alimentos se acelerou graças ao desenvolvimento tecnológico. 
A teoria foi elaborada ás limitações da época. Ele usou essa teoria para a população predominante rural, e as considerou como se fosse para o mundo inteiro, sem considerar alguma evolução.


Desde que Malthus apresentou sua teoria, são comuns os discursos que relacionam de forma simplista a ocorrência da fome no planeta ao crescimento populacional. A fome que castiga mais da metade da população mundial é resultado da má distribuição da renda e não da carência na produção de alimentos. Nos primeiros anos do século XXI, a produção agropecuária mundial era suficiente para alimentar cerca de 9 bilhões de pessoas, enquanto a população do planeta era pouco superior a 6 bilhões. A fome existe porque as pessoas não possuem o dinheiro necessário para suprir suas necessidades básicas, fenômeno este facilmente observável no Brasil, onde, apesar do enorme volume de alimentos exportados e de as prateleiras dos supermercados estarem sempre lotadas, a panela de muitos trabalhadores permanece vazia ou sua alimentação é muito mal balanceada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário