Páginas

sábado, 23 de março de 2013

Encontrada a Partícula de Deus


 Construído em Genebra, na Suíça, o LHC (Grande Colisor de Hádrons) foi criado para tentar reproduzir o que ocorreu após a explosão do Big Bang (Origem do universo).
 Durante 45 anos o cientista  Leon Lederman, físico estadunidense e ganhador do Prêmio Nobel, procurou por uma partícula que faltava no chamado Modelo Padrão, que descreve tudo sobre as partículas que conhecemos no Universo, mas não teve muito sucesso em suas pesquisas. Escreveu o livro chamado "A partícula de Deus", publicado em 1993, que seria a explicação para a materialidade. Lederman falava sobre  o bóson de Higgs, uma partícula que daria sentido a física moderna. Porém ninguém provava a sua existência, até julho do ano passado.
  A partícula tão procurada por Lederman foi encontrada no ano de 2012 pelos cientistas do laboratório de Cern, através do LHC. Ela foi batizada de Bóson de Higgs, em homenagem ao cientista Peter Higgs, que propôs sua existência no ano de 1964.
  Atualmente na física existe uma tabela onde são listadas todas as partículas existentes: são seis tipos de quark (os tijolos dos prótons e nêutrons, que compõem primeiramente tudo o que você enxerga). Tem também seis “léptons” (elétrons, neutrinos e mais quatro primos próximos deles). Para acabar, existem 4 partículas “fantasmas”, geralmente sem peso nenhum, feitas apenas de energia pura. Elas são os “bósons” – os tijolos das forças da natureza. A mais curiosa é a bóson de Higgs.
 Ao analisar os estilhaços de uma colisão entre prótons no LHC, apareceu algo de diferente em meio aos glúons e quarks de sempre. Era uma partícula nova, mas com a mesma massa que o físico Peter Higgs havia previsto para o seu bóson. Ainda falta examinar outras características do achado para ter 100% de certeza de que ele é mesmo o Higgs.
  Na física moderna, as entidades essenciais são os campos e as partículas são excitações desses campos. O campo de Higgs estaria em toda parte, seria como se Deus tivesse dado a luz e o bóson a materialidade a todas as outras partículas, por isso o apelido de Partícula de Deus.
 Além dessa, há também muitas outras partículas responsáveis pela matéria escura do universo mas que ninguém ainda faz ideia, como por exemplo a energia escura responsável pela expansão do Cosmos e a gravidade, que todos falam, porém não sabem dizer como é feita. A descoberta da partícula de Deus não foi nem o começo, mas foi um grande passo para uma grande descoberta.



Referências: 
1 - LHC -Large Hadron Collider - Info Escola (http://www.infoescola.com/fisica/lhc-large-hadron-collider/ - acessado em 23 de março de 2013 às 17h41min)
2 - Encontrado o bóson de Higgs - artigo de Marcelo Gleiser (http://disciplinas.stoa.usp.br/pluginfile.php/34362/mod_resource/content/2/Encontrado%20o%20b%C3%B3son%20de%20Higgs.pdf - acessado em 23 de março de 2013 às 17h44min)
3- O que é bóson? E quem é Higgs? - Inovação tecnológica (http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=o-que-e-boson-higgs&id=020130120705 - acessado em 23 de março de 2013 às 17h46min)
4- O bóson de Higgs não deu nem pro começo - Revista Super Interessante (http://super.abril.com.br/universo/boson-higgs-nao-deu-nem-pro-comeco-697828.shtml - acessado em 23 de março de 2013 às 17h50min)
5 - Partícula descoberta no LHC é "um" bóson de Higgs - Inovação Tecnológica (http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=particula-descoberta-lhc-boson-higgs&id=010130130315 - acessado em 23 de março de 2013 às 18h10min)


Nenhum comentário:

Postar um comentário