quinta-feira, 26 de setembro de 2013

The american way of advertisements

Nos Estados Unidos, os felizes anos 20 ficaram marcados pela crescente economia americana. O que "reinava" nesta época era o liberalismo político e econômico, baseado na não intervenção do Estado na economia. A melhora no nível de vida não foi a única coisa notável, mas também a evolução de técnicas, a organização do trabalho, a criação de empresas, o desenvolvimento das indústrias elétricas, mecânicas e químicas, entre várias coisas.
No entanto, o fordismo e o protecionismo eram tantos que surgiu um jeito americano de ser, de se vestir, de falar, de comer, beber...ou seja, de viver. As indústrias passaram a produzir em escalas cada vez maiores e a incentivar a população americana a consumir, como se viver bem fosse sinônimo de consumir mais e mais. Tudo isso ajudou a criar uma sociedade completamente padronizada com os moldes americanos; eram muitos, porém iguais.
Mas falar em "american way of life" e não citar suas propagandas é fatal! Os comerciais, anúncios, rádios, jornais tiveram uma imensa importância na construção desse modelo, inserindo-o na sociedade de tal forma para que não passasse em branco por ninguém.
 Os produtos se humanizaram e as pin ups foram uma forte armadilha para despertar desejo de consumo nos americanos.
Veja algumas das propagandas:

                                    


Nátaly Sellera nº21

Nenhum comentário:

Postar um comentário