quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Relação entre as duas Grandes Crises econômicas (1929 e 2008)

Após a Primeira Guerra Mundial, a Europa deixou de ser o "centro do mundo" - o Eurocentro, como era caracterizado - a Bella Epóque, aparente nível máximo de crescimento, o qual apenas o homem branco conseguiu chegar acabou. Com uma Europa arrasada fisicamente, sem recursos para qualquer tipo de produção, nem mesmo a de alimentos a ajuda veio dos Estados Unidos da América, que exportou alimentos e todos  os demais produtos necessários para a população europeia, dentro dos produtos necessários encontram-se também empréstimos financeiros.
Mais para frente, quando a Europa já havia se estabilizado e se reconstruído, conseguindo produzir  o que até então precisava importar , as exportações dos Estados unidos baixam e a economia quebra. Os europeus formavam uma grande parcela do mercado consumidor estadunidense, e a sua saída do mercado os EUA entram em uma crise, pois as indústrias produziam muito e não havia quem comprar, mesmo com o American Way of Life e toda a sociedade consumista que havia no país, a produção superava os níveis de demanda, barateando os produtos e diminuindo o lucro.

O mercado acionista  também entrou em colapso. A aparente prosperidade fez com que pessoas de todas as classes sociais se tornassem investidoras, mas quando a economia foi afetada - as especulações sobre as ações são altas durante o sucesso econômico, mas baixam quando as empresas baixam o nível de venda (especulação negativa) - todos tentaram vender suas ações ao mesmo tempo , sem sucesso, pois não havia compradores. Em outubro de 1929 a Bolsa de Valores de Nova York quebrou, data conhecida como Quinta-Feira Negra, e uma grande crise envolve a economia americana e consequentemente a mundial.
Esse período conhecido como A Grande Depressão teve enorme repercussão, mais de 30% da população nacional não tinha emprego. Todos deviam muito, devido ao crédito super facilitado dos anos anteriores; o dinheiro foi desvalorizado; os preços caíram mas mesmo assim não havia compradores.

Um plano econômico foi implantado para tentar reerguer a economia, o New Deal, de Franklin Delano Roosevelt . O New Deal pode ser explicado a grosso modo como um fim ao liberalismo econômico e a implantação de uma intervenção estatal minima, controlando a inflação e evitando a formação de estoques, investimento em obras públicas para assim gerar uma situação de pleno emprego (gente empregada consome mais). Fatores que auxiliaram a economia, mas os EUA só conseguiu se recuperar totalmente no período da Segunda Guerra, quando o mercado e a industria bélica tiveram grandes movimentações.

A crise de 2008 não tem muitas diferenças da de 1929. Os bancos americanos estavam disponibilizando financiamentos de risco, que usavam imóveis como garantia de pagamento, gerando grandes especulações no mercado imobiliário, que diminuíram quando os juros aumentaram muito e a procura pelos imóveis diminuiu, derrubando os preços e quebrando o mercado (forte endividamento seguido pelo não pagamento de dívidas).
Em um primeiro momento o governo americano ajudou, mas com o tempo começou a se criticar o socorro aos banqueiros e a Casa Branca diante da pressão decidiu não interferir mais. Levando o quarto maior banco de crédito americano ao fechamento e junto a ele o Lehman Brothers, e o pânico causando um travamento dos créditos. 

Outros países também foram afetados, já que os EUA são consumidores em níveis mundiais. Como por exemplo o Brasil que perdeu crédito (sem crédito internacional, não há credito para o país, e caindo as exportações os preços sobem e as taxas de juros também). 
Uma grande crise assim só pode ser comparada com outra grande crise, a qual só foi superada com um bom plano econômico e com o inicio da Segunda Guerra, será preciso que se inicie uma terceira guerra para que os Estados entendam que a forma capitalista neoliberal trás um enorme prejuízo à economia, e a toda a sociedade. O mesmo erro cometido duas vezes, é necessária uma terceira vez para que se tome alguma atitude sobre o sistema? 



Fontes:
http://mundoestranho.abril.com.br/materia/o-que-foi-a-grande-depressao

Nenhum comentário:

Postar um comentário