O Keynesianismo é uma corrente de pensamento do século XX, baseada na obra de John Maynard Keynes. Essa corrente contradiz as teorias feitas for Adam Smith e David Ricardo porque afirma que não há possibilidade de o mercado se auto-regular, ou seja, não tende ao equilíbrio por si mesmo.
De acordo com o Keynesianismo a superprodução de uma empresa, seguindo as teorias de Adam e David, poderia causar uma carência de demanda, que geraria menos lucro para tal empresa. Para contornar esse défict no lucro, trabalhadores seriam demitidos o que geraria um número menor ainda de consumidores, e assim por diante. Até que tal empresa falisse. E a solução desse problema foi resolvido por Keynes. Propôs sua teoria que diz que com a intervenção do estado na economia, seja na forma de infraestruturas ou reduzindo as taxas de lucro, a “máquina econômica” não iria parar.
O Keynesianismo foi usado como base do New Deal, que foi o método utilizado pelo presidente Franklin D. Roosevelt para tirar os Estados Unidos da crise de 1929, a famosa Grande Depressão. A partir da Segunda Guerra Mundial, ficou consolidado o pensamento keynesianista em todos os blocos capitalistas do mundo.
Gabriel Vendramelli - nº 08
Nenhum comentário:
Postar um comentário