Resenha do artigo de "Andrew Tarantola"
A matéria “Baterias e pilhas: o guia definitivo” publicada por Andrew Tarantola no site GizModo explica ao leitor como surgiu a bateria e a pilha, inovações do século XVIII que passaram a tornar o nosso dia a dia muito mais prático.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhbFlVB1-NY8l1La-k4e4oztfb-S6_ebo7C6gG9km_lqjS6TC2FrFn4y4WdC3lH9S_alG7lB_N8zybAjamSh33EoZPkePntIc9WOuA4BvzfqUBZ9G0C0j2yGIfR0qDjUlKuNmP3T-Yb2AA/s200/sapo.jpg)
Este conceito incorreto iria pavimentar o caminho para a bateria elétrica moderna e o advento da célula galvânica.
O conceito de Galvani perdurou até sua morte, quando Alessandro Giuseppe Antonio Volta, professor de física experimental na Universidade de Pavia, recriou seu experimento com a perna do sapo e percebeu que ela era também capaz de conduzir e detectar eletricidade.
Em carta datada de 20 de março de 1800, Alessandro Volta relatava à Royal Society (Grã-Bretanha) a construção de um aparelho formado por uma pilha de discos, de dimensão de moedas e de diferentes metais, com o qual conseguira obter faíscas e choques elétricos.
Volta inventa a pilha voltaica, primeira bateria elétrica do mundo.
Sua invenção levou outros cientistas à novas descobertas. William Nicholson e Anthony Carlisle descobriram que a eletrólise decompunha a água em seus elementos constituintes. William Hyde Wollaston provou que as eletricidades voltaica e estática eram a mesma coisa. E apenas dois anos após sua criação, Vasily Petrov usava pilhas para estudar arcos elétricos.
Andrew ressalta os defeitos apresentados pela pilha de Volta, que eram frequentes curtos circuitos e a formação de bolhas de hidrogênio, e cita William Cruickshank, professor de química na Royal Military Academy, que apresentou melhorias à invenção de Volta quanto aos curtos circuitos.
Andrew também explica as melhorias feitas por Giuseppe Zamboni, que construiu a “pilha seca de Duluc” com força na escala de Kilowatts. As versões mais modernas desta pilha são muito úteis para várias finalidades científicas e militares.
O design original da pilha voltaica é dado em 1866, por Georges Leclanché, que descobre maior vigor elétrico e apesar de apresentar algumas falhas, seu descobrimento se tornaria base para as modernas baterias que dão energia para uma série de gadgets.
Referencias:
1-http://www.gizmodo.com.br/baterias-e-pilhas-o-guia-definitivo/ Acessado em 03/04/2013 2- http://www.fisica.net/aplicada/energia/uma_descoberta_eletrizante.pdf Acessado em 03/04/2013
Nenhum comentário:
Postar um comentário