Começarei falando sobre a Bandeira da França, cuja qual é totalmente baseada na Revolução Francesa; suas cores tem basicamente dois significados. Um deles é baseado na divisão dos poderes daquela época: Poder Legislativo para a cor azul, Poder Executivo para o branco e a cor vermelho para representar o Povo. Outro significado também, é, respectivamente, cada cor para cada palavra do lema da Revolução: Liberté (Liberdade), Égalité (Igualdade ) e Fraternité (Fraternidade).
Outra coisa que também tem a ver com a Revolução Francesa é o Hino da França, La Marseillaise (A Marselhesa). Ele foi escrito em 1792 por Claude Joseph Rouget de Lisle, um oficial do exército francês. Esse hino foi muito popular durante a Revolução pelas unidades do exército de Marselha, e por isso foi batizado com esse nome.
A palavra "Restaurante" que conhecemos hoje, tinha um significado diferente na época que antecede a Revolução. Antes, essa palavra, era designada pra caldos com carnes de aves, de bois, legumes, raízes e ervas. Depois em 1765, apareceu um local onde se vendiam esses caldos, que eram usados para restaurar as forças dos trabalhadores - dai que vem o nome Restaurante. Em 1989, apareceram mais lugares que vendiam esses pratos requintados, mas agora eles vinham escritos em páginas emolduradas e eram servidos em mesas individuais e limpas - diferente de antes, que eram mesas coletivas e mal cuidadas. Após a revolução, os cozinheiros da Corte perderam seus patrões e abriram seus próprios Restaurantes. Só em 1835 que o Dicionário da Academia Francesa tornou oficial a palavra com o sentido que usamos até hoje.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhwwoW4XRh9CkaoOBHzInNCHJNSPzc05RuOzZL-sDUzee14ddaYKn8y49FjggibH7pojfk_KGa_n4-0yLzmM3SgzhQro2lokmUlWXQy1lwf9SWvwjcpLHbrAW5PeL1zW47uak-SKkrm1R8/s280/juizPerucas2.jpg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário