sábado, 30 de março de 2013

2ª Resenha de Física: Bobinas de Tesla

Bobinas de Tesla


Plínio Salgado e Fernando Daquino

TecMundo, Doutrina.Linear e Super Interessante.



[Imagem: Super Interessante]
   De acordo com os artigos dos sites doutrina.linear e super interessante, Nikola Tesla tinha certa rivalidade com Thomas Edison que usufruía de suas invenções e eram geralmente contraditórios. Em uma dessas contradições, Tesla dizia ser possível transmitir os sinais de rádio por ar e terra, e não somente por radiação, tal projeto seria possível através das “bobinas de Tesla”.

   Segundo esses artigos, Bobina de Tesla foi mais um invento de exibicionismo criado por tesla que funciona através da conversão de baixa tensão e alta corrente para alta tensão e baixa corrente através de altas frequências, transmitindo através de arcos-voltaicos (que são apenas descargas elétricas assim como os raios que vemos durante tempestades).

   Recentemente descobriu-se que essas bobinas podem ser adaptadas para função de divertimento como, por exemplo, tocar música (Como no vídeo abaixo). Observaram que conforme varia a intensidade das descargas os sons fornecidos por elas também variam, reproduzindo musicas.

   Tesla havia desenvolvido algo que superava as idéias originais de Hertz. Tratava-se de uma série de alternadores de alta freqüência, precursores daqueles que são usados atualmente nos rádios de onda contínua. Este invento se uniria à célebre “bobina de tesla”, dispositivo por ele apresentado publicamente já em 1891 que converte um sinal de baixa tensão e alta corrente em outro de alta tensão e baixa corrente, utilizando altas frequências  Este instrumento, que é usado até hoje na maioria dos aparelhos de rádio, TV e nos monitores de computador, inclusive até hoje, é notável por sua simplicidade e utilidade.

   Plínio conclui o seu artigo lembrando que outra contribuição importante de Tesla foi o “segredo da sintonia”, ou “princípio de quarto de onda”, um método simples para calcular o comprimento de uma bobina de sintonia num circuito de rádio. Esse método é utilizado até hoje para calcular o comprimento das antenas em circuitos de sintonia.


                                                       Cenas do Filme "Aprendiz de Feiticeiro"



Fontes: Doutrina.Linear
             Super Interessante
             Tecmundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário